Teoria e Modelos da Comunicação

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2017/2018

Código: CS200012
Sigla: TMC
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
CS 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Lídia Soraya Barreto Marôpo
Corpo docente: Lídia Soraya Barreto Marôpo

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Ao final da UC os estudantes devem estar aptos a:

- Compreender para que servem as teorias e modelos da comunicação.
- Caracterizar as principais teorias e modelos da comunicação e o seu contexto histórico, científico e tecnológico.
- Refletir sobre a comunicação mediada a partir de diferentes pontos de vista: produção, conteúdo e receção.
- Analisar criticamente os media (novos e tradicionais), levando em consideração os seus papéis nas sociedades contemporâneas e os seus efeitos sociais, políticos e económicos.

Conteúdos programáticos

- Teorias e modelos da comunicação: para que servem?
- A perspetiva dos efeitos ilimitados dos media: teoria hipodérmica e desdobramentos.
- A perspetiva dos efeitos limitados dos media: a teoria do two-step flow of communication, os estudos psicológicos da persuasão, o funcionalismo americano e a hipótese dos usos e gratificações.
- A perspetiva tecnológica dos media: 'o meio é a mensagem'.
- A perspetiva dos efeitos cognitivos dos media: agenda-setting.
- A perspetiva crítica dos media: Escola de Frankfurt e Estudos Culturais.
- A comunicação mediada sob diferentes pontos de vista: estudos sobre a produção, conteúdo e recepção dos media.
- Mudança de paradigma: da comunicação de massa à comunicação em rede.


Metodologias de ensino

As sessões são centradas em exposição de conceitos, debates presenciais e em exercícios práticos. Os estudantes são convidados a apresentar os resultados das diferentes atividades.

Metodologia e provas de avaliação

O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação contínua e sumativa implicando:

a) Teste de aferição: 40%
b) Trabalho em grupo: 40%
c) Exercícios em sala de aula: 20%

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia

BRANSTON, Gill; STAFFORD, Roy - The Media Student's Book Paperback. Londre e Nova Iorque: Routledge, 2010.
ESTEVES, João Pissarra - Sociologia da Comunicação. Lisboa: F. C. Gulbenkian, 2011.
FISK, John - Introdução ao Estudo da Comunicação. Porto: Edições Asa, 1993.
MATTELARD, Armand; MATTELARD, Michèle - História das Teorias da Comunicação. Porto: Campo
das Letras, 2002.
MCLUHAN, Marshall - Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem. São Paulo: Cultrix,
2006.
MCQUAIL, Dennis - Teorias de Comunicação de Massas. Lisboa: F. C. Gulbenkian, 2003.
MATTELART, Armand e NEVEU, Éric - Introdução aos Cultural Studies, Porto: Porto Editora, 2006.
SANTOS, José Rodrigues dos - O Que é Comunicação. Lisboa: Difusão Cultural, 1992.
SERRA, Joaquim Paulo - Manual de Teoria da Comunicação. Covilhã: Labcom, 2007.
SOUSA, Jorge Pedro - Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos Media. Porto: UFP,
2006.
WOLF, Mauro - Teorias da Comunicação. Lisboa: Presença, 2005.

Página gerada em: 2024-04-29 às 06:25:29